A conclusão do negócio da compra do Twitter por Elon Musk ainda poderá estar longe de ser concluída, mas isso não impede o magnata de partilhar os seus planos para a rede social e a definir metas. Nos planos apresentados aos investidores, o futuro dono do Twitter salientou alguns números de previsão do crescimento de utilizadores.

Na primeira etapa, a rede social pretende crescer de 271 milhões de utilizadores registados no final de 2021 para quase 600 milhões em 2025. E até 2028 pretende quadruplicar para 921 milhões de utilizadores. No mesmo ano, espera ainda quintuplicar as suas receitas, dos 5 mil milhões de dólares registados no final do ano passado para 26,4 mil milhões.

De recordar que recentemente a rede social admitiu que inflacionou inadvertidamente o seu número de utilizadores nos últimos três anos. Os dados atualizados revelam que a diferença ronda entre 1,4 a 1,9 milhões de utilizadores, dependendo dos trimestres.

O documento apresentado aos investidores, que o The New York Times teve acesso, os planos para o Twitter são ambiciosos e incluem um novo serviço pago, para já denominado de “X”, com a previsão de 104 milhões de subscritores. O jornal refere que este produto será uma experiência da rede social livre de publicidade. Aliás, os planos de Elon Musk destacam o corte na dependência da publicidade para menos de 50% das suas receitas. Ou seja, a publicidade poderá cair para 45% do total das receitas, dos 90% registados em 2020. Assim, em 2028, prevê que as receitas de anúncios sejam de 12 mil milhões de dólares e subscrições perto de 10 mil milhões de dólares. Há ainda receitas assinaladas de outras fontes, incluindo licenciamento de dados.

Os serviços de pagamentos, que atualmente são marginais, têm uma previsão de gerar 15 milhões de dólares em 2023, com crescimento previsto para 2028 em 1,3 mil milhões de dólares. Este serviço inclui as compras e os “tips”, que são as gorjetas que os fãs podem dar aos criadores. Prevê-se que a rede social possa introduzir possibilidades de pagamentos digitais semelhantes ao PayPal, negócio que Elon Musk esteve envolvido no passado.

Elon Musk comprou mesmo o Twitter e a Internet não perdoa nos memes do homem mais rico do mundo
Elon Musk comprou mesmo o Twitter e a Internet não perdoa nos memes do homem mais rico do mundo
Ver artigo

O documento apresentado faz uma previsão das receitas por utilizador, num crescimento de 5,39 dólares. Ou seja, atualmente cada utilizador gerou cerca de 24,83 dólares, no registo de 2021, prevendo-se em 2028 chegar aos 30,22 dólares. Espera-se ainda que a rede social contabilize em 2025 cerca de 69 milhões de utilizadores de Twitter Blue e 159 milhões em 2028.

A nota referia ainda a previsão do número de funcionários em 2025 iria crescer para 11.072, dos atuais 7.500 empregados. No entanto, prevê um crescimento para 9.225 funcionários em 2022, mas reduzir para 8.332 em 2023, para depois voltar a aumentar talento nos anos seguintes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.