Os rumores que indicam que a Apple estará a trabalhar na produção de um veículo elétrico autónomo circulam há já algum tempo e, agora, ao que tudo indica, a gigante tecnológica planeia tornar o projeto numa realidade já em 2024.
Perante as mais recentes revelações acerca do “Project Titan” da empresa da maçã, avançadas pela Reuters, Elon Musk considerou que seria “estranho, se verdade”, revelando que, no passado, tentou vender a Tesla à empresa liderada por Tim Cook.
Através do Twitter, o empresário deu a conhecer que “nos dias mais sombrios do programa Model 3” entrou em contacto com o CEO da Apple para lhe propor a venda da Tesla por “um décimo do valor atual”. No entanto, Tim Cook “recusou-se a aceitar uma reunião”, afirmou Elon Musk.
O CEO da Tesla mostrou-se surpreendido com a informação avançada pela imprensa internacional de que a Apple está a desenvolver um veículo elétrico, baseado num novo tipo de design de bateria que reduziria custos e ampliaria a gama de veículos. A bateria a utilizar pela Apple tem um design monocélula, permitindo a introdução de mais material ativo, sendo feita à base de lítio e fosfato de ferro: dois compostos com menor tendência a sobreaquecer, tornando-a mais segura.
No Twitter, Elon Musk apontou também que a Tesla “já está a utilizar fosfato de ferro para carros de médio porte produzidos na fábrica em Xangai” e que um design monocélula “é eletroquimicamente impossível, pois a tensão máxima é cerca de cem vezes mais baixa”. "Talvez [a Apple] quisesse dizer que as células se unem, como a nossa bateria estrutural?", questionou o CEO.
Relatórios acerca do carro elétrico da Apple, conhecido como “Projeto Titan” indicam que gigante de Cupertino estaria interessada em produzir um veículo autónomo para uso comercial. Porém, a empresa pode também decidir abandonar a ideia para vender apenas a tecnologia desenvolvida. Uma das opções da Apple é a produção de um veículo com a canadiana Magna, a maior produtora mundial de componentes automóvel, que desenha e monta veículos para fabricantes como a BMW.
A divulgação de informações acerca do projeto da Apple surge num momento em que as ações da Tesla atingiram máximos histórico, atingindo um valor de 640,3 dólares (525,94 euros) a 23 de dezembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários