As Tecnologias da Informação poderão tornar-se numa ferramenta competitiva crítica nos próximos cinco anos, à medida que o sucesso das empresas depende mais de novos modelos de negócio que de novas linhas de produtos, de acordo com um estudo conduzido pela Economist Intelligence Unit a pedido da SAP, cujos resultados foram hoje apresentados no decorrer de mais uma edição do SAP Business Forum.



A velocidade de execução da estratégia e a inovação foram identificados como desafios chave de gestão que as empresas vão ter de enfrentar nos próximos cinco anos, e mais de 80 por cento das respostas indicaram que a tecnologia será crítica para a capacidade das empresas adaptarem os seus modelos de negócio e para a implementação das suas estratégias. Perto de 60 por cento dos inquiridos afirmaram que as TI se têm vindo a transformar numa ferramenta competitiva, mais que um simples condutor para reduzir custos.



Mais de 60 por cento dos executivos das 4 mil empresas questionadas esperam que a sua organização continue a especializar-se, em primeiro lugar, nas linhas de produtos existentes, em vez de apostarem na diversificação de novos produtos ou serviços. Cinquenta e quatro por cento dos inquiridos afirma que as empresas estão a deslocar a sua atenção para modelos de negócio inovadores, no lugar dos produtos, para atingir vantagens competitivas.



Identificando os vários factores que em cinco anos se poderão colocar como os maiores desafios para a criação de valor numa empresa, 69 por cento dos gestores inquiridos apontam a rapidez de adaptação na mudança e 57 por cento a velocidade de inovação. Já para cerca de metade dos inquiridos, o controlo de custos continuará a ser um dos principais desafios a longo prazo, quando 44 por cento aponta como crítica a aquisição e retenção de clientes.



Um pequeno inquérito realizado através de SMS na audiência que marcou presença durante o primeiro debate do SAP Business Forum, onde se pretendeu estabelecer e avaliar a relação entre a inovação empresarial e a utilização de sistemas de informação, acabou por mostrar resultados muito idênticos no estudo da EIU.



"A consolidação irá afectar todas as indústrias e a maioria das empresas terá de se focar na especialização para competir. As TI e a capacidade de inovação terão com certeza um papel fundamental neste processo, referiu José Duarte Managing Director South West Europe da SAP, comentando os resultados do estudo.



Notícias Relacionadas:

2005-01-05 - IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI

2004-06-04 - Relação entre negócio e tecnologia analisada pela IDC


2003-08-11 - Investimento da indústria em TI será de 225 mil milhões de dólares em 2007

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.