O impasse entre os Estados Unidos e a Huawei ainda continua e a decisão final do Governo de Donald Trump sobre a imposição de sanções e bloqueios à fabricante está suspensa até 15 de maio. No entanto, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos prepara-se para aprovar uma nova regulamentação que permitirá às empresas norte-americanas trabalhar com a Huawei no desenvolvimento de padrões para as redes 5G.

Quase um ano após a administração de Donald Trump ter colocado a Huawei na “lista negra” de empresas com quem o país não faz negócios, os Estados Unidos decidiram preparar uma nova estratégia para colmatar as desvantagens trazidas pelo bloqueio comercial, em especial, no que toca às redes móveis de quinta geração.

De acordo com fontes a que a Reuters teve acesso, a nova regulamentação poderá permitir às empresas norte-americanas participar em comissões de definição dos padrões do 5G onde a Huawei participe. O documento que será aprovado pelo Departamento do Comércio precisará da “luz verde” de outras agências do Governo para poder entrar em vigor. Para já, ainda não há uma data certa em relação à aprovação final.

Estados Unidos continuam a adiar reunião com a Huawei. Bloqueio está agora suspenso até 15 de maio
Estados Unidos continuam a adiar reunião com a Huawei. Bloqueio está agora suspenso até 15 de maio
Ver artigo

Ao que tudo indica, a regulamentação aplicar-se-á apenas à Huawei e não às restantes empresas que fazem parte da “lista negra” do Governo de Donald Trump. O Executivo ainda não confirmou a decisão do Departamento do Comércio, mas uma fonte oficial indicou à Reuters que os Estados Unidos estão a tentar encontrar uma forma de equilibrar a definição de padrões para o desenvolvimento do 5G com as prioridades no que toca à segurança nacional.

Ainda em abril, um conjunto de seis senadores norte-americanos enviou uma carta os Secretários de Estado, do Comércio, da Defesa e da Energia, alertando para a necessidade urgente de definir regulamentação que garanta que a participação dos Estados Unidos na definição de padrões em relação ao 5G não é afetada pelo bloqueio comercial.

Estados Unidos preparam-se para "cortar" o fornecimento de processadores à Huawei
Estados Unidos preparam-se para "cortar" o fornecimento de processadores à Huawei
Ver artigo

Recorde-se que, no mais recente capítulo da saga da guerra comercial, os Estados Unidos estão a preparar-se para "cortar" o fornecimento de processadores à Huawei. A aplicação da medida já foi estudada e necessita apenas da aprovação do Presidente para avançar. Assim, as fabricantes que usam tecnologia norte-americana, como a TSMC, poderão ter de pedir uma licença especial para continuar a fazer negócios com a fabricante chinesa.