O número de encomendas de dispositivos móveis com sistema operativo Android aumentou 886 por cento no segundo trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2009.

Os números dizem respeito a encomendas expedidas, a nível mundial, pelas várias fabricantes de telemóveis e foram revelados pela mais recente análise da Canalys, que atesta ainda um crescimento generalizado do mercado de smartphones na ordem dos 64 por cento.

Nos EUA, o maior mercado de smartphones do mundo, responsável por 23 por cento das encomendas a nível mundial, os telefones com sistema operativo promovido pela Google representam já uma quota de 34 por cento - fazendo desta a plataforma mais usada no país.

De acordo com o estudo publicado ontem, a Nokia mantém-se na liderança do mercado global, com uma quota de mercado de 38 por cento.

Entre Abril e Junho, a fabricante finlandesa despachou um total 23,8 milhões de smartphones, o que representa um crescimento de 41 por cento, face ao período homólogo. Ainda assim, ficou abaixo do crescimento do mercado na sua globalidade, o que mostra que o domínio da fabricante já não é inatacável, notam os analistas.

O Blackberry, da RIM, registou um crescimento também de 41 por cento, valendo à fabricante o número dois da tabela das mais bem sucedidas a nível mundial, com uma quota de mercado que ainda fica bem abaixo da líder: 18 por cento.

O terceiro lugar do ranking é ocupado pela Apple, que embora não conte com uma quota superior a 13 por cento, expediu 61 por cento mais equipamentos no segundo trimestre de 2010 do que em igual período do ano anterior.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.