Mesmo sem partilhar números, Vitor Rodrigues admite que no último ano fiscal, que terminou em março, a empresa registou um "enorme sucesso" na área de Engineered Systems. "Fomos [a EMEA] uma das melhores regiões do mundo", referiu o diretor geral da Oracle Portugal num encontro com jornalistas, sendo indicado que Portugal e a Turquia se distinguiram pela performance relativa nesta área.

A nível geral, e face à atual conjuntura económica, a Oracle Portugal manteve os níveis de negócio registados no ano anterior, e a tendência em 2014 é semelhante, não se esperando melhorias mas também não se antecipando recuos.

Atualmente cerca de 80% do negócio da Oracle em Portugal é feito nas maiores empresas e organismos públicos, onde continua a existir investimento para a manutenção do negócio. Mas nos últimos três anos a tecnológica já ajustou a sua estratégia para a retração de investimento no sector público, reagindo ao abrandamento que se registou nesta área.

Apesar da tendência de manutenção do volume de faturação, Vitor Rodrigues sublinhou que a Oracle em Portugal não fez qualquer redução do número de colaboradores e a perspetiva é até de crescimento. "Temos um bom reconhecimento a nível internacional de competências em Portugal, especialmente em duas áreas distintas, de mySQL e na área de retalho, onde temos um grupo de pessoas integradas em equipas de desenvolvimento internacionais", explica.

O diretor geral da Oracle Portugal aproveitou o encontro com a imprensa para partilhar algumas das novidades apresentadas no Oracle OpenWorld, que decorreu em setembro em São Francisco, nos EUA. Neste evento mundial a empresa apresentou novidades na área das Bases de Dados com a versão 12C, mostrou novas soluções de Engineered Systems, mas também reforçou a sua oferta de cloud com novos serviços.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico