Estas são ideias defendidas pela maioria dos gestores de instituições de ensino na Europa que participou no estudo denominado O Desafio da Rapidez, levado a cabo pela Economist Intelligence Unit e patrocinado pela Ricoh.

De acordo com a análise, 98% dizem estar sob pressão para uma rápida adaptação à tecnologia, contudo, sentem-se motivados pelo papel da tecnologia no futuro do ensino.

Um quarto considera a realidade aumentada é uma das tecnologias com maior potencial para melhorar o desempenho da sua instituição e a experiência dos estudantes, em comparação com apenas 5% de outros setores.

As principais áreas de preocupação no que diz respeito à rápida mudança centram-se nos processos da área administrativa interna e têm como maiores obstáculos de agilização a dificuldade em fazer com que colaboradores, unidades de negócio ou funções adotem uma abordagem comum (44%) e processos de tomada de decisões burocráticos (35%).

Quando inquiridos sobre as áreas onde a adaptação à mudança era mais crucial, as respostas mais citadas foram a melhoria dos principais processos de negócio (44%), o recrutamento de novos colaboradores (42%) e a adoção de novas tecnologias (40%).

O estudo revela ainda que mais de dois terços dos inquiridos (71%) enfrentaram problemas moderados ou graves ao nível da tecnologia durante os últimos três anos. Mostram-se ligeiramente mais confiantes em relação ao futuro, com 56% a anteverem o mesmo nível de problemas nos próximos três anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico