Na primeira fase de entrega das declarações de IRS relativas ao ano de 2003 as Finanças receberam mais de 425 mil documentos através da submissão online, uma funcionalidade que está disponível desde 1999 e cuja aceitação entre os internautas portugueses tem vindo a aumentar de forma constante. Na segunda fase de recolha das declarações, que já se iniciou, foram entregues até hoje mais de 66,8 mil declarações, um número que irá ainda crescer até ao final do prazo.

Desde 1999 o número de declarações do Modelo 1 entregues online tem vindo a duplicar quase todos os anos, mas entre 2003 e 2004 quase triplicou, passando de 152 mil para 425 mil. A esta maior adesão à plataforma electrónica não deverá ser alheio o facto de ter sido alargado o prazo de submissão dos impressos através deste meio. Enquanto os contribuintes que entregavam os formulários em papel tiveram de o fazer até dia 15 de Março, os que escolheram a Internet puderam submeter a declaração até 8 de Maio.

Para a segunda fase de entrega de IRS, destinada aos profissionais liberais e outros rendimentos o site das finanças receberam já mais de 66,8 mil declarações, embora o período de entrega tenha sido iniciado recentemente. Também aqui houve um alargamento do prazo para quem escolhe a Internet, já que pode submeter a declaração Modelo 3 até dia 22 de Maio, enquanto os restantes contribuintes o fazem até dia 30 de Abril.

Através da Internet é ainda possível entregar as declarações de IRC, a Declaração Anual de IVA, as trimestrais ou mensais relativas a este imposto e ainda as Declarações de Retenções na Fonte de IRS/IRC e Imposto de Selo. Em todos os casos os números de entregas online têm vindo a crescer regularmente, até porque para algumas situações a utilização da Internet passou a ser obrigatória a partir de 2003 ou 2004.

Notícias Relacionadas:
2004-01-09 - Entrega de declarações de impostos online triplica em 2003
2004-03-01 - Entrega de declarações fiscais pela Internet com prazos alargados

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.