A medida vai afetar todas as unidades da companhia, além de consultores externos, e espera-se que a maior parte dos cortes sejam feitos através de saídas voluntárias com indemnizações para os empregados mais antigos, foi divulgado após negociações com os sindicatos.

O presidente executivo da Ericsson, Börje Ekholm, informou há uns meses que a empresa precisava de poupar 9.000 milhões de coroas suecas (cerca de 800 milhões de euros) para compensar a perda de rentabilidade nos últimos exercícios, segundo a agência Efe.

A Ericsson apresentou no mês passado um lucro líquido anual de 19.100 milhões de coroas (1.711 milhões de euros) em 2022, uma redução de 17% em relação ao ano anterior.

Contactada pelo SAPO TEK, fonte oficial da Ericsson em Portugal diz que "Reduzir o total de colaboradores nunca é fácil. Tal será feito com o máximo respeito e profissionalismo. Qualquer impacto junto dos colaboradores, ser-lhes-á primeiro comunicado". Em Portugal a Ericsson conta com cerca de 250 colaboradores.

Em resposta às questões colocadas a empresa refere que "no atual ambiente inflacionário, estamos a fazer ajustes de preços, bem como a alavancar a substituição de produtos para gerir margens. Também estamos a simplificar as operações em toda a empresa e continuaremos a ser proativos quanto a opções que permitam reduzir custos, isto, enquanto continuamos a desenvolver os melhores produtos e serviços. Estamos, fundamentalmente, a fortalecer a competitividade dos custos por via de um grande foco em ganhos internos de eficiência end-to-end e custos estruturais. A eficiência de custos também é crucial para permitir investimentos em liderança tecnológica e fortalecer a nossa resiliência num mercado incerto"

A mesma fonte acrescenta que "conforme referido anteriormente, e durante o Capital Markets Day em 15 de dezembro de 2022, a Ericsson anunciou a aceleração de esforços na redução de custos estruturais em toda a empresa numa taxa de execução de SEK 9 b. até ao final de 2023, dos quais, 70% em custos dos produtos vendidos e 30% em SG&A (Sales, General&Admin)".

Segundo a empresa, "a redução de custos abrange várias áreas, como redução do total de colaboradores e consultores, racionalização de instalações e processos, redução de gastos, por exemplo, em viagens", adiantando ainda que "esperamos começar a sentir o efeito da nossa redução de custos em SEK 9 b. a partir do segundo trimestre de 2023"

Nos últimos meses uma onda de despedimentos tem afetado as empresas de tecnologia a nível global. Em janeiro foram despedidos 84.303 trabalhadores de empresas tecnológicas um pouco por todo o mundo e só nos primeiros dias de fevereiro, 35 empresas anunciaram que iam avançar com o despedimento de 10.535 funcionários.

Em Portugal o mercado de emprego na tecnologia pode crescer menos este ano que em anos anteriores, mas a tendência vai manter-se ascendente e o mesmo se espera do valor médio dos salários, muito devido à concorrência internacional, dentro e fora do país. Veja o dossier do SAPO TEK sobre Emprego na tecnologia, com dados sobre salários e os empregos mais procurados.

Nota da Redação: Notícia atualizada com mais informação da Ericsson