A Apple queria superar a crise dos chips, estimando produzir 90 milhões de unidades de iPhone 13 durante a fase inicial de lançamento, uma subida acentuada face aos habituais 75 milhões. Mas a empresa acabou por cortar em 10 milhões as previsões iniciais devido à falta de stock dos componentes. A instabilidade da indústria está a causar uma inflação nos preços e as novas ameaças de COVID-19 estão a mudar o comportamento dos consumidores, que começam a preferir esperar, retraindo-se nas compras.

Segundo a Bloomberg, a Apple terá informado os fornecedores de componentes que a procura da linha de smartphones iPhone 13 abrandou. As informações, com fonte em pessoas anónimas ligadas ao assunto, referem que os consumidores estão a desistir de tentar obter os equipamentos, que são cada vez mais difíceis de encontrar. A frustração dos clientes, entre adiamentos e escassez dos produtos, juntamente com a inflação dos preços e o medo da variante omicron da COVID-19 podem limitar algumas compras.

Veja na galeria imagens do iPhone 13

A Apple teria a esperança de compensar a escassez da oferta no próximo ano, prevendo-se uma melhoria no fornecimento da “matéria-prima”. Mas ao que parece, a empresa está a informar os seus vendedores que estas encomendas podem não se materializar. Ainda assim, os analistas apontam para mais um recorde de vendas neste período natalício, esperando um aumento de 6% no último trimestre do ano, traduzindo-se em receitas de 117,9 mil milhões nestes três últimos meses. Mas não será o crescimento que estava previsto originalmente.

Outro fator que está a gerar algum impasse nas compras é que o iPhone 13 é considerado uma atualização do modelo anterior. Assim, muitos consumidores podem ter decidido esperar pela próxima geração, uma vez que o iPhone 14 poderá apresentar maiores novidades que o modelo atual.

Apple perdeu 6 mil milhões dólares com a crise dos chips e espera mais dificuldades no final do ano
Apple perdeu 6 mil milhões dólares com a crise dos chips e espera mais dificuldades no final do ano
Ver artigo

De recordar que a Apple calculou em 6 mil milhões de dólares o impacto da crise dos chips nas suas contas, no seu último trimestre fiscal, que terminou a 25 de setembro. E também não projetou os meses seguintes com perspetivas melhores, por falta de previsão da estabilização da atual situação. Nessa conferência com analistas, Tim Cook já tinha explicado que a Apple dá preferência à aquisição de chips com novas tecnologias, mas em algumas áreas continua a ter de recorrer a tecnologias mais antigas onde “competimos com muitas outras empresas por fornecimento e é difícil prever quando voltará a haver um equilíbrio”.

O iPhone continua a ser o principal pilar nas contas da empresa, tendo contabilizado com cerca de metade das suas receitas no último ano fiscal, que foram de 365,8 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.