A Microsoft prepara-se para fazer o maior investimento da sua história em Espanha, nos próximos dois anos. Vão ser 2.100 milhões de dólares, o equivalente a 1.950 milhões de euros que servem essencialmente para reforçar a capacidade da infraestrutura de cloud da multinacional na região, uma estratégia que a Microsoft está a seguir em vários países europeus.

A IDC estima que este investimento possa ter um impacto de 8,4 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto espanhol e contribuir para a criação de 69 mil postos de trabalho entre 2026 e 2030, adianta o jornal Expansion. O investimento em Espanha foi anunciado esta segunda-feira, durante uma visita de Brad Smith ao país, onde o presidente não executivo da Microsoft reuniu com o chefe do Governo espanhol. O valor anunciado quadruplica o investimento da Microsoft no país vizinho em infraestruturas de inteligência artificial e cloud e é o maior já realizado nos 37 anos da tecnológica em Espanha.

A grande fatia deste bolo vai para dois projetos principais: a abertura de um centro de dados na zona de Madrid, para suportar uma nova região cloud, e a construção de um campus de centros de dados em Aragão, para prestar serviços a empresas e entidades públicas europeias.

Do encontro entre Brad Smith (na foto) e Pedro Sanchez, Primeiro-Ministro, saíram mais compromissos, nomeadamente de trabalho em conjunto para aumentar a utilização de inteligência artificial no sector público espanhol e reforçar as capacidades de ciberdefesa da Administração Pública.

O plano da Microsoft para expandir o negócio de cloud na Europa foi anunciado há quatro anos e prevê um investimento global de 12 mil milhões de euros, para reforçar a infraestrutura que suporta esses serviços e que ajudará a empresa a competir com a AWS, líder mundial em serviços cloud.

Quase duas dezenas de países europeus serão beneficiados com este reforço de capacidade na região, com investimentos que têm sido anunciados ao longo do tempo e com outros que ainda não são conhecidos, refere também o Expansion. Em Berlim foi há dias anunciado um investimento de 3,2 mil milhões de euros para duplicar a infraestrutura de inteligência artificial da empresa e a capacidade cloud.