A ideia é norte-americana é verdade, mas nos últimos anos tem alargado as suas fronteiras, sendo "aproveitada" por retalhistas em diferentes partes do mundo, Portugal incluído.

Vão sendo cada vez mais as variantes de Black Friday praticadas, entre prolongamentos e até mesmo antecipações, como as que vamos mencionar a seguir.

A gigante do comércio eletrónico Amazon decidiu fazer uma contagem decrescente até à próxima sexta-feira e todos os dias apresenta um conjunto diferenciado de artigos com promoções limitadas temporalmente.

A partir da página que aloja as propostas dá-se destaque às promoções do dia, mas também há oportunidade de ver o que está a ser preparado como próximas sugestões de compra. Há ainda uma outra página reservada às promoções que entretanto já passaram.

Já outras empresas preferem deixar os consumidores "com água na boca", dando a conhecer os artigos que irão apresentar descontos irresistíveis no dia 28 de novembro. É o caso da eBay, que já tem as sugestões todas estruturadas por áreas, mostrando dentro de cada uma delas os produtos disponíveis, assim como os (futuros) preços praticados.

Nesta categoria está também a Microsoft que já revelou a lista de produtos eleitos para a próxima sexta-feira. O Surface Pro 3 i5 e i7, o Surface 2 e o Nokia 830 são algumas das propostas.

Em Portugal ainda não há promoções declaradas de sexta-feira negra, mas já há descontos para oferecer para quem quiser começar a comprar prendas de Natal, nomeadamente tecnológicas.

Se está neste grupo, saiba que a Rádio Popular tem neste fim de semana a campanha "Não há IVA para ninguém", com desconto direto do valor do IVA para oferecer nos seus produtos. Na Worten e na FNAC também já tem uma seleção de artigos com desconto a pensar na época natalícia, tanto para compra online como em loja.

Quem não se importa de esperar mais um pouco pode aguardar pela próxima sexta-feira para perceber se a Black Friday de facto tem produtos mais em conta para oferecer no mercado português. Media Markt, Apple, Oysho e Zara Home foram algumas das marcas e lojas que postaram no conceito em 2013.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico