O Governo dos Estados Unidos está a preparar-se para limitar o acesso de empresas chinesas a serviços norte-americanos de computação na Cloud. Ao que tudo indica, através da nova medida, empresas como a Amazon ou a Microsoft terão de pedir autorização ao Governo de Joe Biden antes de fornecerem serviços que usam chips avançados de inteligência artificial a clientes na China.

Citando fontes com conhecimento na matéria, o jornal The Wall Street Journal avança que o Departamento do Comércio dos Estados Unidos deverá apresentar a medida ao longo das próximas semanas, expandindo a política de controlo de exportação de semicondutores implementada em outubro do ano passado.

A nova medida é vista como uma forma de evitar que as empresas chinesas contornem as restrições implementadas pelos Estados Unidos.

Segundo avisos deixados por especialistas em segurança nacional, acredita-se que as empresas chinesas da área da IA estejam a usar estes serviços na Cloud para acederem a um maior poder computacional sem terem de comprar equipamentos e componentes visados pelas regras norte-americanas, incluindo semicondutores.

Já do lado da China, ainda esta segunda-feira, o Ministério do Comércio do país anunciou novas restrições à exportação de metais essenciais para o fabrico de semicondutores, como gálio e germânio.

Através das novas medidas, que têm como objetivo proteger a segurança e interesses nacionais, a exportação destes metais essenciais ficará dependente de autorizações às autoridades chinesas, entrando em vigor a partir de agosto.