No próximo dia 15 de Novembro serão apresentados na Fundação Luso Americana os resultados do estudo ViaBio - Biotecnologia e Inovação na Indústria Portuguesa - Oportunidades Tecnológicas e de Mercado. Os resultados da análise demonstram que a biotecnologia poderá aumentar a produtividade e competitividade de diversos sectores da indústria nacional.



Promovido pela COTEC Portugal em parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, o estudo abordou cinco sectores da economia portuguesa, designadamente, alimentação e bebidas, ambiente, energia, fileira florestal e têxteis.



Para o desenvolvimento do projecto foram analisados perto de três centenas de trabalhos em curso, nacionais e internacionais, sobre a investigação e desenvolvimento biotecnológico e de apetência do tecido industrial nacional para a sua aplicação. A análise deu a conhecer potencial no sector que poderá ser aproveitado pelas empresas, a partir de competências, saberes e tecnologias dispensáveis em instituições do sistema científico nacional. Entre as áreas que se destacaram pelo seu potencial incluem-se os sectores de alimentos e têxteis funcionais, biomonitorização do ambiente, entre outras.



Foram também verificadas algumas lacunas ao nível da organização da investigação académica e da sua capacidade de resposta às necessidades socio-económicas, bem como, algumas limitações no que diz respeito à capacidade e motivação da indústria para a aposta em "temas de ponta" e na utilização da inovação biotecnológica "como ferramenta de diferenciação competitiva", refere a COTEC.



O estudo contou com ainda com o apoio de empresas como a EDP, Efacec, GALP Energia, Grupo Amorim, Grupo Portucel-Soporcel, Lameirinho, Têxtil Manuel Gonçalves e Unicer e foi desenvolvido por uma equipa do Centro IN+ do Instituto Superior Técnico.

Notícias Relacionadas:

2005-10-21- CE promove iniciativas na área da biotecnologia e nanotecnologia

2005-04-18 - COTEC procura aproximação às PMEs com rede de empresas inovadoras

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.