O presidente da Comissão Europeia aproveitou a reunião do Fórum Económico Mundial para reunir com algumas das maiores empresas de TIC mundiais, num esforço para alargar a base de colaboração e o compromisso com a Grande Coligação para os Empregos Digitais.



A campanha europeia aproveita o facto de o emprego jovem ser um dos temas na agenda da reunião, com espaço garantido na declaração que sairá do evento, onde ficará assumido o compromisso de criação de 100 mil novos estágios até 2015.



Na Europa, a coligação foi apresentada no ano passado, como uma iniciativa para potenciar o aproveitamento das 900 mil oportunidades de emprego nas TIC que se espera existam na região em 2015.



A formação e estágios que as empresas se comprometem a fomentar serão a forma de garantir uma adequada reciclagem de competências, para quem está em áreas com menos emprego; e a chegada ao mercado de trabalho em condições que permitam tirar partido da expansão do sector, para quem está ainda em formação.



Números hoje divulgados pela CE indicam que desde março de 2013 as 42 organizações parceiras da iniciativa preencheram 2.200 novas vagas de emprego na área das TIC, promoveram 5.277 estágios e contribuíram para a formação de 269.000 pessoas. Nesta coligação participam empresas como a Google, Microsoft, SAP ou Cisco. Na reunião desta manhã estiveram estes nomes e outros, como a Sonaecom, de acordo com informação divulgada pela Lusa.



Às empresas que participaram na reunião desta manhã foi proposta a participação ou reforço do compromisso com a coligação, o que implica contribuir para a criação de 100 mil estágios até 2015; cooperar com os Estados no sentido de modernizar os sistemas educativos e de formação, de forma a garantir que quem sai da escola adquiriu já competências TIC; ou colaborar na promoção das TIC como área de trabalho atrativa, alocando recursos de marketing e comunicação a essa tarefa.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico