Em março de 2021, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, foi anunciada a criação da Startup Nations, uma estrutura fixa com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups na Europa. Mas foi em novembro, durante a Web Summit, o lançamento oficial da Europe Startup Nations Alliance (ESNA), com a decisão da criação da sua sede em Lisboa, mesmo ao lado do Pavilhão de Portugal, no Oriente.

O objetivo da aliança é claro: duplicar o número de unicórnio até 2030, assim como aumentar o número de startups per capita na União Europeia. A ESNA está pronta a começar as suas operações depois de ter sido garantido 1 milhão de euros vindos da Comissão Europeia, como parte do programa Horizon Europe.

Aliança para apoiar as startups arranca em Lisboa com promessa de trabalho conjunto dos 27 Estados membros
Aliança para apoiar as startups arranca em Lisboa com promessa de trabalho conjunto dos 27 Estados membros
Ver artigo

As primeiras ações da organização foi encontrar o seu Gestor Interino, pasta assumida por Arthur Jordão em julho e a criação do website oficial com o anúncio de cargos disponíveis na Aliança. Atualmente procura-se um diretor executivo, financeiro e de operações para a organização.

ESNA

Desde a sua incorporação formal em dezembro de 2021, a ESNA tem vindo a montar a sua estrutura legal e a formalizar os seus estatutos e obrigações, tendo como missão tornar-se um novo benchmark de apoio aos países da União Europeia na formação de startups. A principal tarefa da organização é garantir que todas as startups na Europa tenham acesso um ambiente regulatório amigável de crescimento.

Além do recrutamento do primeiro conselho de administração, o orçamento do 1 milhão de euros vai permitir desenvolver uma montra para que tecnológicas externas e outros talentos de empreendedorismo possam trabalhar na União Europeia. Vai permitir começar a desenvolver uma plataforma de ecossistema de dados para ajudar a melhorar as estruturas das políticas nacionais dos Estados-membros.

Pedro Siza Vieira: "Vamos ser ambiciosos e criar um continente Startup com um mercado digital único"
Pedro Siza Vieira: "Vamos ser ambiciosos e criar um continente Startup com um mercado digital único"
Ver artigo

Arthur Jordão, que esteve na Deloitte e Sonae Sierra, está envolvido na ESNA desde a sua criação, na altura era o conselheiro da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, responsável por coordenar as ações na área do empreendedorismo. O seu trabalho na ESNA é também expandir os canais com os países signatários da organização.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.