
Em março de 2021, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, foi anunciada a criação da Startup Nations, uma estrutura fixa com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups na Europa. Mas foi em novembro, durante a Web Summit, o lançamento oficial da Europe Startup Nations Alliance (ESNA), com a decisão da criação da sua sede em Lisboa, mesmo ao lado do Pavilhão de Portugal, no Oriente.
O objetivo da aliança é claro: duplicar o número de unicórnio até 2030, assim como aumentar o número de startups per capita na União Europeia. A ESNA está pronta a começar as suas operações depois de ter sido garantido 1 milhão de euros vindos da Comissão Europeia, como parte do programa Horizon Europe.
As primeiras ações da organização foi encontrar o seu Gestor Interino, pasta assumida por Arthur Jordão em julho e a criação do website oficial com o anúncio de cargos disponíveis na Aliança. Atualmente procura-se um diretor executivo, financeiro e de operações para a organização.

Desde a sua incorporação formal em dezembro de 2021, a ESNA tem vindo a montar a sua estrutura legal e a formalizar os seus estatutos e obrigações, tendo como missão tornar-se um novo benchmark de apoio aos países da União Europeia na formação de startups. A principal tarefa da organização é garantir que todas as startups na Europa tenham acesso um ambiente regulatório amigável de crescimento.
Além do recrutamento do primeiro conselho de administração, o orçamento do 1 milhão de euros vai permitir desenvolver uma montra para que tecnológicas externas e outros talentos de empreendedorismo possam trabalhar na União Europeia. Vai permitir começar a desenvolver uma plataforma de ecossistema de dados para ajudar a melhorar as estruturas das políticas nacionais dos Estados-membros.
Arthur Jordão, que esteve na Deloitte e Sonae Sierra, está envolvido na ESNA desde a sua criação, na altura era o conselheiro da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, responsável por coordenar as ações na área do empreendedorismo. O seu trabalho na ESNA é também expandir os canais com os países signatários da organização.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários