O Departamento de Justiça anunciou o indiciamento de Wang Weibao, de 35 anos, por roubo e tentativa de roubo de segredos comerciais, parte de um esquema para aceder e usurpar tecnologia da Apple utilizada em sistemas de veículos autónomos.

De acordo com o documento judicial, Wang trabalhou como engenheiro informático na empresa, que tem sede na Califórnia, entre 2016 e 2018. Durante esse período, ele teve acesso a bancos de dados acessíveis apenas a 2.700 funcionários em toda a empresa, que tem mais de 130.000 trabalhadores.

Os investigadores reviram o histórico de acessos de Wang nos arquivos da Apple um dia depois de ele ter deixado a empresa e descobriram que ele acedeu a "grande quantidade" de informação confidencial nos "dias anteriores à sua saída".

"Infelizmente, vai sempre haver quem engana o sistema, roubando e lucrando com o fruto do trabalho dos outros. A acusação de Wang é apenas um exemplo", disse o procurador Ismail Ramsey, num comunicado emitido pelo Departamento de Justiça.

Se for considerado culpado, Wang pode ser punido com pena máxima de 10 anos de prisão e uma multa de até 250.000 dólares (230.000 euros), por cada acusação de roubo ou tentativa de roubo, lê-se na mesma nota.