Um novo rumor indica que o Facebook pode estar interessado em comprar a Opera, a empresa norueguesa que comercializa o browser com o mesmo nome, em versões para desktop e dispositivos móveis. Esta última versão seria a principal motivação da transação.



O negócio garantiria à rede social o seu próprio browser e a capacidade de competir com gigantes de Internet como a Microsoft, a Google, a Yahoo ou a Apple. Os produtos da Opera, onde se incluem o Opera, Opera Mini e Opera Mobile, por seu lado, ganhariam um músculo financeiro diferente para fazer face à concorrência.



Nos últimos tempos o Facebook tem protagonizado vários negócios e acredita-se que pode não abrandar o ritmo, agora que realizou uma operação de dispersão de capital em bolsa que rendeu 41 mil milhões de dólares.



Com 200 milhões de utilizadores, a versão móvel do Opera permitiria ao Facebook evitar os custos associados ao desenvolvimento de raiz de uma solução própria, adianta a informação que está a ser veiculada pela imprensa internacional, com base em dados fornecidos por uma fonte não identificada.



Tem ainda a vantagem de ser já uma opção popular no segmento móvel, uma área onde o Facebook está claramente empenhado em reforçar presença, sem estar ligado a qualquer sistema operativo.



As empresas não confirmaram nem desmentiram as notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.