Um novo rumor indica que o Facebook pode estar interessado em comprar a Opera, a empresa norueguesa que comercializa o browser com o mesmo nome, em versões para desktop e dispositivos móveis. Esta última versão seria a principal motivação da transação.



O negócio garantiria à rede social o seu próprio browser e a capacidade de competir com gigantes de Internet como a Microsoft, a Google, a Yahoo ou a Apple. Os produtos da Opera, onde se incluem o Opera, Opera Mini e Opera Mobile, por seu lado, ganhariam um músculo financeiro diferente para fazer face à concorrência.



Nos últimos tempos o Facebook tem protagonizado vários negócios e acredita-se que pode não abrandar o ritmo, agora que realizou uma operação de dispersão de capital em bolsa que rendeu 41 mil milhões de dólares.



Com 200 milhões de utilizadores, a versão móvel do Opera permitiria ao Facebook evitar os custos associados ao desenvolvimento de raiz de uma solução própria, adianta a informação que está a ser veiculada pela imprensa internacional, com base em dados fornecidos por uma fonte não identificada.



Tem ainda a vantagem de ser já uma opção popular no segmento móvel, uma área onde o Facebook está claramente empenhado em reforçar presença, sem estar ligado a qualquer sistema operativo.



As empresas não confirmaram nem desmentiram as notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira