Durante os próximos três anos 1.618 projetos que se candidataram ao concurso de Projetos de I&D, em 2017, vão receber 375 milhões de euros de financiamento. O valor é garantido através da parceria do programa COMPETE2020, em conjunto com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e os Programas Operacionais Regionais do Portugal2020,.

Ao todo deram entrada 4.593 projetos, sendo 3.300 elegíveis ao financiamento, prevendo-se uma taxa de sucesso de 50% das entidades que se candidataram durante 2017. Inicialmente estavam apenas planeados 110 milhões de euros de investimento, numa previsão de financiamento para 460 projetos, valor agora aumentado graças à participação das diversas entidades.

Já são conhecidos os CIOs portugueses que vão competir no European CIO of the Year
Já são conhecidos os CIOs portugueses que vão competir no European CIO of the Year
Ver artigo

Em comunicado, a FCT refere que o processo de decisão e respetiva comunicação dos resultados do concurso tem sido morosa e complexa, pela quantidade de instituições envolvidas, justificando o facto de terem sido comunicados apenas cerca de metade das candidaturas aprovadas. O FCT espera concluir o processo, que arrancou no dia 9 de fevereiro, durante o mês de abril.

A entidade explicou que a atribuição do financiamento é feita pela ordem de classificação de mérito dos projetos, de acordo com os critérios introduzidos por cada um dos 33 painéis de avaliação, sendo que a taxa de sucesso das candidaturas elegíveis está distribuída por todas as áreas de conhecimento.

Para saber se foram selecionados, os responsáveis pelos projetos deverão aceder ao Balcão2020 assim que receberam a comunicação da proposta, sendo feita a justificação da aprovação ou rejeição da candidatura de financiamento.