A operação "White Ghost" foi desencadeada hoje pela Polícia Judiciária (PJ), através da UNC3T, em inquérito tutelado pelo DCIAP e contou com 35 buscas domiciliárias. A PJ procedeu à detenção de 11 pessoas, 9 mulheres e 2 homens, presumíveis autores de dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

Segundo o comunicado da PJ, na base da investigação estiveram "vários casos de fraude perpetrados de forma organizada com recurso a plataformas de pagamento eletrónico MbWay, MbPhone e manipulação de comprovativos de transferências".

A autoridade policial explica que "a estratégia investigatória passou pela identificação, localização e junção de várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, cuja informação tratada e analisada permitiu demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, que os agora detidos praticavam".

Operação Far Away: Polícia Judiciária detém 19 suspeitos de fraudes através da aplicação MBWay
Operação Far Away: Polícia Judiciária detém 19 suspeitos de fraudes através da aplicação MBWay
Ver artigo

As fraudes tiveram impacto em cerca de 100 vítimas, e as ações deram origem a 77 inquéritos, indica ainda a mesma fonte. O valor dos danos é superior a 500 mil euros, prevendo-se que possa aumentar com a continuação da investigação.

As buscas domiciliárias e detenções levaram à preensão de vários objetos que a PJ diz estarem relacionados com a prática criminosa e ou adquiridos da forma ilícita.

A ação policial ocorreu nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira, envolvendo 130 inspetores das várias unidades de Lisboa, Diretorias do Norte e Sul da Policia Judiciária.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida a coação considerada adequada.

A PJ adianta ainda que as investigações vão prosseguir para "apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas deste grupo".

Nos últimos meses têm sido realizadas várias operações de combate à fraude com recurso ao MB Way e esta será uma de maior dimensão. Já em junho a PJ tinha detido 19 pessoas na operação Far Away, também suspeitos defraudes através da aplicação MBWay.

Nota da redação: a informação foi atualizada. Última atualização 12h22