A Polícia Judiciária levou a cabo hoje uma operação policial de combate ao cibercrime, nomeadamente fraudes através da utilização da aplicação MBWay. A operação Far Away, tinha como objetivo recolher elementos adicionais de prova que já indiciavam três grupos diferentes de suspeitos, sedeados na zona do alto Alentejo.

Nos últimos dois anos, os suspeitos têm reiterado a prática das fraudes com o MBWay, contabilizando-se um prejuízo que a PJ estima superar os 270 mil euros. Foram realizadas 29 buscas domiciliárias durante a operação, em vários territórios do norte ao sul do país, resultando em 19 detenções de suspeitos. Foram ainda apreendidos vários objetos usados nos crimes informáticos, ou adquiridos com os proventos dos mesmos, disse a PJ em comunicado.

Os detidos vão ser apresentados a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação adequadas.

A operação Far Away contou com a colaboração da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica, Unidade Nacional de Combate à Corrupção, Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, Diretoria do Norte, DIC Portimão, DIC de Setúbal, ULI de Évora e GNR de Portalegre, além de Peritos da Unidade de Perícias Tecnológicas e Informáticas e do Laboratório de Policia Cientifica, no âmbito de inquéritos tutelados pelo Ministério Público de Fronteira, Évora e Portalegre

De recordar que em maio, a PJ realizou outra operação em Santarám relacionado com fraudes e burlas informáticas ligadas ao MB Way, levando á detenção de seis mulheres e três homens. Estima-se um prejuízo de pelo menos 170 mil euros.

Ao longo de 2021, as burlas online já geraram mais de 2.700 reclamações no Portal da Queixa, numa média de 20 queixas por dia, e com prejuízos a ascender aos 500 mil euros. São vários os tipos de esquemas praticados que são denunciados pelos consumidores no Portal da Queixa, destacando-se casos em apostas desportivas, burlas nas redes sociais ou ainda através do MB WAY.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.