A proposta de fusão da Portugal Telecom com a Oi ficou no 12º dos negócios mais valiosos do mundo, segundo uma análise preliminar da consultora Dealogic. O negócio anunciado em outubro e que ainda não está concretizado está avaliado em 14,3 mil milhões de dólares, cerca de 10,5 mil milhões de euros.

Segundo os dados da mesma consultora citados pelo Jornal de Negócios, a PT e a Oi ficaram "apenas" a 1,4 mil milhões de dólares do top 10. Ainda assim a fusão é avaliada como o terceiro negócio mais valioso entre empresas de diferentes países e a terceira maior operação em que o alvo foi uma empresa europeia.

O negócio entre as duas operadoras foi ainda responsável por 74% do valor total das fusões e aquisições que envolveram empresas portuguesas. Ao todo, adianta a Dealogic, foram realizados 109 operações com empresas nacionais num valor total de 19,3 mil milhões de euros.

No panorama das empresas portuguesas outro negócio que se destaca em 2013 é o da fusão entre a Zon e a Optimus que está avaliado em quase 880 milhões de euros.

Voltando ao top internacional, a lista é liderada pela compra da Verizon Wireless à Vodafone por parte da Verizon, num negócio de 130 mil milhões de dólares. Na sexta posição aparece o "resgate" do fundo de investimentos Silver Lake e Michael Dell à tecnológica Dell. Na décima posição aparece a compra da Thermo Fisher à Life Technologies, uma empresa dedicada à biotecnologia, por 15,7 mil milhões de dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico