O concelho de Vila Nova de Gaia estreou em Portugal um novo sistema de pagamentos eletrónicos via smartphone. O eos Parking é uma aplicação que está disponível para o iOS e Android e permite prolongar ou encurtar à distância o tempo de estacionamento num parquímetro, ajudando o utilizador a gerir com mais precisão os encargos com o automóvel.

O sistema só é compatível com as zonas de estacionamento geridas pela empresa Parquegil. A aplicação tem ligação ao cartão de crédito e o utilizador só precisa de associar alguns dados do automóvel à aplicação, como a matrícula do veículo e o modelo.

De duas em duas semanas as pessoas recebem em casa a fatura relativa aos gastos que foram feitos. O presidente da Maksu Services, empresa responsável este modo de pagamento eletrónico, garante que todos os pagamentos são processados pela SIBS e que os dados dos utilizadores estão seguros.

Para facilitar a divulgação a Parquegil está a colocar um código QR em todas as máquinas das zonas suportadas que direcionam o utilizador para a aplicação - ao todo são dois mil os lugares de estacionamento cobertos pela iniciativa, revela a agência Lusa.

A vila de Sesimbra vai ser a próxima localidade portuguesa a receber este sistema de pagamento eletrónico. Também já estão definidos os próximos passos de desenvolvimento: permitir o pagamento por SMS, por chamadas de voz, alargamento a parques cobertos e incluir um diferenciador de parqueamento - comerciante ou utilizador comum.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico