(Atualizada) A Gatewit inaugura esta manhã o centro de competências onde prevê a criação de 40 postos de trabalho e o investimento de 3 milhões de euros a três anos e que tem por objetivo o suporte a operações internacionais. A empresa portuguesa especializada em plataformas de comércio electrónico assumiu no ano passado o novo nome, abandonando a marca Construlink sob a qual operava há 10 anos.

O centro de competências está localizado em Lisboa, na sede da empresa, e pretende ser uma incubadora para a criação e amadurecimento de tecnologia e inovação. "Queremos que o novo centro de competências seja o futuro berço de mais e melhores soluções tecnológicas desenvolvidas pela Gatewit, para que possam partir daqui para o mundo", refere Pedro Vaz Paulo, CEO da empresa, em comunicado.

A Gatewit tem como objectivo a exportação de know-how desenvolvido em Portugal. A empresa começou a sua internacionalização há cerca de ano e meio e já está presente em Espanha, no Brasil e em Silicon Valley, mas quer ainda alargar a expansão internacional.

"Vamos brevemente inaugurar uma operação no Reino Unido, um mercado que já está bastante maduro nesta área", adiantou ao TeK o CEO da empresa.

A abordagem a mercados maduros, como o Reino Unido e os Estados Unidos, decorre em paralelo com a entrada em mercados emergentes, onde começa a sentir-se a necessidade das empresas apostarem em plataformas eletrónicas, mas onde o avanço é mais lento.

A estrutura do novo centro de competências em Portugal vai permitir a partilha de serviços, focando-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas na área de eProcurement, ajudando as empresas a tirar mais partido das plataformas de comércio electrónico para negociação e aquisição de bens e serviços, assim como para fornecimento à Administração Pública. O objetivo passa também por aumentar os níveis de suporte aos clientes, alcançando ganhos de produtividade.

Recorde-se que ainda recentemente a Gatewit foi seleccionada pela ANCP fornecer a plataforma de suporte à contratação pública eletrónica que a agência usará no próximo ano.

Além da ANCP irão também fazer uso da plataforma Gatewit as unidades ministeriais de compras, as entidades veiculadas ao sistema nacional de compras públicas, tal como as entidades voluntárias aderentes ao sistemas nacional de compras públicas, podendo atingir um total de 2316 entidades públicas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação,

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.