
A Google decidiu abandonar a parceria publicitária que tentava firmar com a Yahoo. O receio que o acordo pudesse ser vetado pelas autoridades norte-americanas para a concorrência e pelo Departamento de Justiça ditaram a opção da empresa.
Em comunicado, a Google afirma que ao seguir em frente com a parceria iria não só ficar sujeita a um longo processo judicial interposto pelas autoridades como arriscaria a relação com os seus sócios e investidores.
O acordo, anunciado em Junho, permitiria que a Google colocasse parte da sua publicidade associada aos resultados de buscas do Yahoo. A parceria seria válida por 4 anos, movimentando cerca de 800 milhões de dólares em receitas no primeiro ano.
Na opinião dos analistas, este negócio traria consequências não muito positivas para o sector. Isto porque a Google detém entre 70 a 80 por cento do mercado, logo, uma aliança com a Yahoo garantia-lhe praticamente o monopólio, já que a quota de mercado conjunta ficaria acima dos 90 por cento.
Para evitar a situação, o Departamento de Justiça norte-americano poderou, em reunião com ambas as empresas na semana passada, que fosse assinado um documento que estabelecesse os termos do negócio de acordo com a justiça norte-americana, o que obrigava a uma fiscalização periódica do acordo.
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