Um tribunal do Texas, nos Estados Unidos, decidiu que a Google terá de pagar 20 milhões de dólares, cerca de 18,8 milhões de euros, mais futuros royalties a Alfonso J. Cioffi e à família de Allen Rozman por ter infringido o uso de quatro patentes de anti-malware na construção do browser Chrome.

As patentes em questão foram concedidas a Alfonso J. Cioffi e a Allen Rozman, que morreu em 2012. Em 2013, Cioffi e a família de Rozman processaram a Google e um ano depois o juiz do tribunal distrital rejeitou o caso, fundamentando a decisão numa interpretação diferente do âmbito das patentes, explica o ITWire.

Cioffi e a família de Rozman recorreram junto de um tribunal federal e a decisão foi invertida. O tribunal federal justificou que não há “nada que indique que Cioffi tinha intenção de que a sua invenção fizesse alguma coisa que não proteger ficheiros críticos”, colocando a tecnologia original e a forma como foi usada pela Google no mesmo âmbito de atuação.

A Google ainda recorreu ao Supremo Tribunal, que rejeitou ouvir o caso. A tecnológica mantém a sua posição de que as patentes são inválidas, mas além da indemnização terá de pagar direitos pela utilização da tecnologia por mais nove anos, até expirar o prazo das patentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.