As contas da Google já mostraram os efeitos da crise. A empresa responsável pelo principal motor de busca na Internet anunciou que irá reduzir os custos no final deste ano através da dispensa de 10 mil funcionários subcontratados.

Os planos da empresa já vinham de meses anteriores e até haviam sido mencionados por responsáveis da empresa em entrevistas. Contudo, só agora a decisão se tornou efectiva.

Os números dos registos do Governo norte-americno dizem que o Google tinha pouco mais de 20 mil empregados contratados no final do mês de Setembro. Se a estes se somarem os 10 mil agora dispensados o número sobe até aos 30 mil funcionários.

A redução da equipa não é a única movimentação da empresa com o intuito de reduzir custos. Recentemente a Google lançou diversas iniciativas no YouTube, para aumentar os acessos e as receitas do canal, decretou o fim do Lively e anunciou que, este ano, não realizará festas de Natal tão extravagantes como é habitual. Os planos para este ano passam por uma tarde de trabalho voluntário, jantares e visitas a museus em São Francisco.

Em tempo de crise também Cisco optou por terminar com as festas de Natal, fechando as portas durante quatro dias, entre o Natal e o Ano Novo.