A Google vendeu a divisão da Motorola que se dedicava ao desenvolvimento de descodificadores de TV por 2,35 mil milhões de dólares, cerca de 1,77 mil milhões de euros. O grupo norte-americano Arris, que vende equipamentos de Internet de banda larga, foi o comprador.

O pagamento será feito em duas partes: 2,05 mil milhões de dólares em dinheiro, enquanto os restantes 300 milhões de dólares vão ser pagos em ações da Arris, num total de 15,7% do capital bolsista da empresa. A negociação representa ainda para a Google um corte em sete mil trabalhadores que "herdou" da Motorola e que até final de junho ficam à responsabilidade da empresa compradora.

Do acordo estabelecido entre as duas tecnológicas consta também uma cláusula que protege a Arris dos casos judiciais que a Motorola tem pendentes em tribunal, por causa de supostas violações de patentes na área das set-top boxes. A TiVo é uma das empresas que moveu uma ação contra a Motorola na justiça e procura uma indemnização superior a mil milhões de euros.

A venda da área "caseira" da Motorola Mobility, que a Google comprou há sete meses, permite à gigante dos motores de busca recuperar parte dos 12,4 mil milhões de dólares investidos sem comprometer a estratégia dos dispositivos móveis.

O negócio da divisão de TV da Motorola deixa dois sinais claros: a Google estava sobretudo interessada no portfólio de 16 mil patentes de tecnologias móveis que a Motorola detinha, e parece não ter planos imediatos para construir os seus próprios equipamentos Google TV.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.