O governo brasileiro apresenta hoje o Plano de Acção da Ciência, Tecnologia e Inovação - PAC da tecnologia -, uma iniciativa que tem como objectivos promover a criação de novos centros de inclusão digital e o financiamento de projectos de inovação tecnológica em empresas privadas através do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).
A iniciativa está orçamentada em 41 mil milhões de reais, até 2010, e visa ainda reforçar em pelo menos 50 por cento o orçamento destinado a bolsas de mestrado e doutoramento nas áreas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro, outra meta associada ao PAC é a aplicação dos investimentos no sector tecnológico para 1,5 por cento do PIB nos próximos anos, face ao 1,02 por cento registado em 2006.
Segundo a imprensa do país, perto de 18 mil milhões de reais do total a ser investido até ao final da década é proveniente do orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A fatia restante, equivalente a 23 mil milhões, será aplicada pelos ministérios de Minas e Energia, da Saúde, da Educação e da Agricultura, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) e de fundos sectoriais.
Notícias Relacionadas:
2007-10-22 - Brasil quer todos os cidadãos votantes com identificação biométrica até 2010
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Descubra mais sobre a música que está a ouvir no Spotify com a MusicAI Bubble -
Site do dia
Torne-se o terror dos sete mares no jogo oficial dos Piratas das Caraíbas -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários