José Sócrates disse hoje no Parlamento que o Governo não aprova o negócio entre a Portugal Telecom e a Media Capital e já comunicou a sua posição à administração da empresa.

"O Governo decidiu falar com administração da PT para lhes comunicar que nós nos oporemos a que este negócio possa ser feito", disse o Primeiro-Ministro em declarações citadas pelo Jornal de Negócios.

A meados da semana, a PT admitiu que estava a negociar uma possível parceria com a empresa, que pode ser de capital, mas ainda ontem Zeinal Bava, presidente da empresa, garantiu à RTP que ainda não havia qualquer decisão de negócio. A administração da MC, por seu lado, mostrou satisfação face à possibilidade do negócio se realizar.

Mesmo assim, o assunto ganhou grande dimensão política e nos últimos dias os partidos da oposição têm considerado que, a acontecer, este negócio é uma tentativa do governo para "calar" a actual linha editorial da TVI.

Bava garante que o interesse na Media Capital, detida pelo grupo espanhol Prisa, que está vendedor de uma posição em torno dos 30 por cento, é estratégico e relaciona-se com a aposta na televisão, que o grupo começou a fazer há mais de um ano com a entrada na Televisão Digital Terrestre.

O Governo tem desmentido a influência no processo e até o seu conhecimento. Agora garante que impedirá o negócio, caso este venha a acontecer: José Sócrates afirma não querer que a compra de uma posição na Media Capital "possa ser vista como uma tentativa de influenciar qualquer linha editorial da TVI".

Recorde-se que o Estado é detentor de uma golden share na PT. Ou seja, mantém uma participação na empresa através de um lote de acções que lhe dão privilégios especiais, nomeadamente ao nível do acompanhamento das decisões estratégicas para o futuro da empresa.