O grupo norueguês Visma comprou o InvoiceXpress, um software de faturação português desenvolvido pelo grupo Rupeal, fundado por Rui Pedro Alves (na foto), atual chairman do grupo e CEO da InvoiceXpress. A solução portuguesa, entretanto convertida em negócio autónomo, está no mercado desde 2009 e soma 12 mil clientes. O valor do negócio não foi revelado.

O InvoiceXpress é uma solução cloud que vai continuar a chegar aos clientes em Portugal com o mesmo nome e através da mesma equipa e gestão. Não estão previstas mudanças de marca nem na equipa local da InvoiceXpress.

InvoiceXpress

A Visma, que no ano passado já tinha comprado outra empresa portuguesa da mesma área, a Moloni, volta assim a reforçar a presença em Portugal. Antes, em 2022, o grupo norueguês abriu também um centro tecnológico no Porto, onde espera ter 200 colaboradores, até 2025. O centro é já apresentado como um dos seus principais centros de competência, focado no desenvolvimento avançado em segurança, IA e design de produtos através da utilização de diversas tecnologias.

Através do InvoiceXpress são emitidos todos os meses 1,5 milhões de documentos. O software é usado sobretudo por PME’s, Freelancers e Empresários em Nome Individual. A plataforma tem integração com vários marketplaces de comércio eletrónico, como Shopify e WooCommerce, sendo também compatível com os principais gateways de pagamento portugueses.

“Com a nossa vasta experiência na automatização dos principais processos empresariais, como a contabilidade, processamento de salários e a faturação, a nossa ambição é ser um fornecedor de confiança [...] que ajude as empresas e as pessoas a colher os muitos benefícios da digitalização”, sublinha na nota de imprensa que divulga o negócio Alicia Halaas, diretora de área de negócio do grupo norueguês.

Desde 2021, a Visma comprou em Espanha outras quatro empresas de soluções SaaS para contabilidade, impostos e gestão de tempo: a Holded, Declarando, Woffu e Quaderno. Em Portugal, além da InvoiceXpress e da Moloni, tinha já também adquirido a RH Nmbrs.

O grupo Visma emprega 15 mil colaboradores e no ano passado teve uma faturação de 2,4 mil milhões de euros.