Cinco grupos de media portugueses juntaram-se à Portugal Telecom com o intuito de criar uma rede de anúncios de texto transversal a todos os seus portais e sites na Internet, que abarcam a totalidade de 4,5 milhões de internautas.

Esta parceria, onde se incluem a Media Capital, Cofina, Impresa, Sonaecom e Global Noticias, reforça a presença dos meios portugueses neste segmento da publicidade e permite que os anunciantes apenas paguem pelo retorno que têm, ou seja, pelos cliques que os seus anúncios gerem.

Em comunicado, é explicado que "esta rede diferencia-se pela transparência na partilha de receitas entre os parceiros e a possibilidade de os sites poderem estabelecer uma relação comercial com os seus anunciantes". Tal situação permite que as pequenas e médias empresas dinamizem os seus negócios com a colocação de publicidade online, pagando apenas pelos acessos contabilizados.

No âmbito do acordo, único a nível europeu e cuja plataforma tecnológica é gerida pelo SAPO, os anúncios de texto estarão disponíveis em sites como o portal Sapo, IOL, negócios.pt, Público Online, Record Online, Correio da Manhã Online, o site do jornal Expresso, no Diário de Notícias e TSF Online.