A edição de 2020 do Mobile World Congress em Barcelona foi uma das primeiras “baixas” de eventos devido à pandemia de COVID-19. O cancelamento foi responsável por uma queda de cerca de 480 milhões de dólares na economia dos eventos da indústria da tecnologia. No entanto, a GSMA anunciou que o MWC vai manter-se na cidade espanhola até 2024.

Em comunicado à imprensa, John Hoffman, CEO da entidade organizadora do evento, afirma que, mesmo em tempos de pandemia, é essencial manter o foco no futuro. Assim, a edição de 2021 do MWC, prevista entre 1 e 4 de março do próximo ano, será um dos pontos-chave no processo de recuperação económica do país.

O CEO da GSMA indica ainda que a extensão do vínculo com o governo regional da Catalunha por mais um ano vem também reforçar o compromisso da organização para com todo o ecossistema do MWC e para com as cidades anfitriãs do evento.

Recorde-se que o cancelamento da edição de 2020 do MWC deixou marcas na cidade espanhola que o recebe. Muitas tecnológicas viram-se obrigadas a cancelar os seus compromissos profissionais, incluindo marcações em hotéis, restaurantes, transportes e outros serviços. A organização do evento também indicou que não haveriam reembolsos para as empresas.

MWC 2020: Esperava-se um “oceano de pessoas” mas a Fira Barcelona é um autêntico deserto
MWC 2020: Esperava-se um “oceano de pessoas” mas a Fira Barcelona é um autêntico deserto
Ver artigo

O SAPO TEK, presente na altura em Barcelona para acompanhar os lançamentos da Huawei, percorreu o local onde deveria acontecer o grande evento tecnológico ainda antes de conhecer os novos produtos da fabricante chinesa para compreender o impacto feito no negócio local.

No centro de convenções Fira Barcelona, o “ground zero” do MWC, já não havia qualquer referência ao evento e o local parecia uma cidade-fantasma num dia em que era suposto ser caótico e ter uma maré de pessoas em filas para entrar. O impacto nos negócios locais foi notório: desde a restauração à hoteleira, passando por negócios locais e pelos transportes.