[caption]Lista INPI[/caption]

Hovione, Novadelta e PT Inovação publicaram em 2013, cada uma, quatro pedidos de invenção nacional, num ano em que o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial recebeu um total de 867 pedidos de invenção. Da mesma lista de empresa, disponibilizada ao TeK pelo instituto fazem parte outros nomes, como a YDreams, que ao longo do ano passado publicou três pedidos de invenção, bem como empresas de diversos sectores. Construção, arquitetura, indústria ou software.



No top três das empresas nacionais com maior atividade no registo de patentes durante o ano passado estão representados o sector farmacêutico, indústria (a Novadelta é uma empresa do grupo Nabeiro) e Tecnologias de Informação, área que centra a atividade da PT Inovação.



Em 2012 o grupo farmacêutico português Hovine integrava a mesma lista de empresas com maior número de invenções registadas. O grupo Nabeiro também se fazia representar no top 10, mas nessa altura com outra empresa do grupo, a Tecnidelta.



Em 2013 o INPI recebeu um total de 4.640 pedidos de registo de patente. Aos 867 pedidos para o registo de patentes no mercado nacional, juntaram-se 3.773 pedidos de validação de patentes europeia.

Ao contrário da tendência registada nos pedidos de registo interno, nos pedidos de validação de patente europeia registou-se uma diminuição de 0,2% face ao ano anterior.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.