
Lançado em novembro de 2023, o AI Pin prometia inovação através de um alfinete alimentado por inteligência artificial. A startup Humane, criada por ex-funcionários da Apple procuraram uma nova era dos equipamentos pessoais inteligentes. O design arrojado pretendia atrair entusiastas da moda e da tecnologia e a sua demonstração foi feita durante a Paris Fashion Week.
A startup conseguiu captar 230 milhões de euros para desenvolver a tecnologia do AI Pin, tecnologia que pretendia substituir muitas das funcionalidades de um smartphone. No entanto, o sucesso não foi muito grande. De recordar que o AI Pin tinha um preço a partir de 699 dólares e obrigava a uma assinatura de 24 dólares mensais, nunca tendo saído dos Estados Unidos.
Em maio de 2024 a startup começou à procura de um comprador. Os líderes do projeto queriam entre 750 milhões a mil milhões de dólares pelo negócio. Tudo mudou com a mais recente nota da Humane, agradecendo os clientes “early adopters” por acreditarem no AI Pin, que ajudaram a moldar a tecnologia da startup. No entanto, tomou a decisão imediata de reduzir o acesso ao alfinete inteligente, descontinuando a venda do produto.
Veja as imagens do AI Pin:
Para os utilizadores existentes, estes podem continuar a utilizar normalmente o AI Pin até ao dia 28 de fevereiro. Depois dessa data deixa de conseguir ligar-se aos servidores da Humane. Com isso, o alfinete deixa de poder fazer chamadas, enviar mensagens, fazer perguntas ao modelo de IA e acesso à cloud. A startup alerta mesmo os utilizadores a fazerem backup de todos os dados, fotos, vídeos e notas do sistema até ao dia do encerramento, pois todos os conteúdos vão ser apagados nessa data.
Basicamente o alfinete perde as características inteligentes, ficando apenas um “banal” acessório de moda. A startup disse ainda, na página de perguntas e respostas mais frequentes, que todas as compras desde 15 de novembro de 2024 são legíveis para devolução, mas terão de ser submetidos até ao dia 27 de fevereiro.
HP avança com a compra da tecnologia e ativos da Humane
Numa nota paralela, relativa ao futuro da Humane, a startup disse que chegou a um acordo com a HP para a aquisição da plataforma de IA Cosmos, todos os ativos da empresa que incluem mais de 300 patentes atribuídas e submetidas. Mais importante ainda, a HP vai também receber os funcionários da startup.
Segundo o presidente da tecnologia e inovação da HP, Tuan Tran, “o investimento vai acelerar rapidamente a nossa capacidade de desenvolver uma nova geração de equipamentos que orquestra pedidos de IA tanto localmente como na cloud”. Diz ainda que a plataforma de IA Cosmos e a respetiva equipa de engenheiros vai ajudar a HP a construir um ecossistema inteligente entre os equipamentos da marca, desde os PCs com IA, impressoras inteligentes ou as salas de conferência conectadas.
A equipa vai ser responsável pela nova área na empresa chamada HP IQ, um novo laboratório de inovação em IA, focado na construção de um ecossistema inteligente entre os equipamentos e serviços da HP.
O valor do negócio é de 116 milhões de dólares, esperando-se a conclusão até ao final do mês de fevereiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários