A HP vai cortar seis mil postos de trabalho na Europa onde detém actualmente um total de 45 mil empregados. A medida deverá afectar sobretudo as operações da empresa em França, na Alemanha e no Reino Unido, onde vão ocorrer metade dos despedimentos previstos, revelou Marc-Antoine Marcantoni da Federação Europeia de Trabalhadores Metalúrgicos, citado pela imprensa internacional.



Recorde-se que a HP anunciou, no passado mês de Julho, 14,5 mil despedimentos, realizados no âmbito de um movimento de reestruturação da empresa que visa a redução de custos. Aos milhares de despedimentos somam-se agora mais seis mil só na Europa.



Segundo o responsável sindical, só em França serão dispensados entre 1.250 e 1.300 trabalhadores. São conhecidos outros valores, menos expressivos, como o número de despedimentos previstos para a Bélgica. que deverá rondar os 145 empregados, ou para Espanha onde deverá rondar uma centena.



A HP ainda não comentou a notícia e remete qualquer explicação para meados da semana, depois das estruturas locais de trabalhadores serem informados da decisão da empresa, diz a Reuters citando fonte oficial da HP na Alemanha.



Deste modo não são para já conhecidos detalhes sobre a metodologia e prazos da HP para os novos despedimentos. No que respeita aos 14,5 mil despedimentos anunciados há dois meses sabe-se que é intenção da fabricante americana colocá-los em marcha ao longo do próximo ano e meio, ao mesmo tempo que irá introduzir restrições no sistema de regalias aos empregados, o que deverá permitir poupanças de 1,9 mil milhões de dólares.



O TeK está a aguardar um comentário da representação portuguesa da HP à notícia avançada pelos sindicatos.



Notícias Relacionadas:

2005-07-19 - HP confirma plano de reestruturação que envolve 14.500 despedimentos

2005-07-18 - HP prepara milhares de despedimentos para reduzir custos