A HP apresentou hoje a sua estratégia para PMEs, delineada a nível global e baptizada de Smart Office. O objectivo desta nova estratégia é reforçar a sua base de clientes neste segmento para o qual elegeu um conjunto de produtos e serviços específicos, apoiadas num conjunto mais vasto de iniciativas.
Alexandre Silveira, Director de marketing da HP Portugal explicou que esta estratégia irá desenrolar-se com base em cinco pilares fundamentais: proximidade, programa de comunicação, canal de revendedores, parcerias, produtos e serviços. Segundo o responsável, a HP tem já a trabalhar duas equipas locais (norte e sul do país) dirigidas especificamente a PMEs. O segmento conta ainda com o apoio de um call center dedicado (que recebe uma média de 150 chamadas/dia) e uma rede de centros de assistência técnica.
Ao nível da comunicação, a HP pretende reforçar as suas acções junto deste segmento, quer através do envio mensal de informação - que já faz -, quer através do seu website que pretende melhorar, relativamente à informação dirigida às PMEs.
A HP pretende igualmente reforçar a sua cadeia de revendedores, aumentando esforços nos programas verticais dirigidos a estes parceiros (clubes de revendedores, formação e certificação). As parcerias locais, por exemplo com a PHC, e internacionais, com a Intel, entre outras são igualmente cruciais nesta estratégia.
Relativamente aos produtos e serviços a HP definiu um conjunto de servidores, desktop PCs, notebooks, tablet PCs, de gama de entrada ou middle range que considera adequadas para esta faixa do mercado e com bases nos quais pretende reforçar a sua comunicação junto das empresas.
Entre os produtos destacados contam-se a nova Deskjet 450wbt, com tecnologia bluetooth, conectividade com e sem fios para impressões a partir de notebooks, PDAs e terminais móveis. A HP Mobile Printing para Pocket PC, que permite imprimir a partir de iPaq HP e outros dispositivos Pocket PC 2002 e 2003 ou o servidor TC 2120 escalonável, com altos níveis de fiabilidade, ligação de rede e BUS a 64 bits.
Alexandre Silveira não apresentou números relativamente às vendas estimadas para o mercado português, nem acerca dos objectivos da nova estratégia adiantando apenas que o negócio em Portugal, tal como no resto da Europa, está repartido em partes muito idênticas por três áreas: grandes empresas, PMEs e consumo. "O que se pretende com a nova estratégia é criar uma rede de influência mais abrangente junto do segmento médio do mercado", concretiza.
O responsável adiantou igualmente que a HP espera um grande crescimento dos produtos com tecnologias wi-fi. Na área de portáteis os equipamentos que dispõem desta tecnologia representam já oito por cento das vendas totais da empresa. Nesta área destaque ainda para a intenção de alargar o número de equipamentos com tecnologia Centrino, da Intel.
Alexandre Silveira explica, no entanto, que a política da HP - que já tem no mercado dois equipamentos com tecnologia Centrino, um para o mercado empresarial e outro para o mercado de consumo - não passa por migrar toda a gama de portáteis para esta tecnologia deixando algum espaço de manobra aos utilizadores com preferência por diferentes plataformas.
Notícias Relacionadas:
2003-04-15 - HP alarga linha StorageWorks para empresas de média dimensão
2003-03-12 - Intel reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários