A HP voltou a rejeitar a proposta de aquisição da Xerox no valor de 33,5 mil milhões de dólares depois de ter anunciado na semana passada a sua decisão unânime em relação a uma possível compra. O anúncio surge após a Xerox ter feito um ultimato à tecnológica, no qual, se não indicasse até 25 de novembro se estaria disposta a criar uma parceria, a empresa liderada por John Visentin iria apresentar o caso diretamente aos acionistas da HP.

Num comunicado realizado neste domingo, 24 de novembro, onde divulga a carta enviada ao CEO da Xerox, a HP reiterou que a proposta que "subestima significativamente” a empresa e não serve os seus interesses. A tecnológica deixou claro que considera “oportunista” a atuação “agressiva” da Xerox, uma vez que a empresa quer “forçar uma parceria” sem “fornecer informação suficiente”.

HP rejeita proposta de aquisição de 33,5 mil milhões de dólares mas está aberta a futuras parcerias
HP rejeita proposta de aquisição de 33,5 mil milhões de dólares mas está aberta a futuras parcerias
Ver artigo

A questão financeira da Xerox esteve novamente presente nas palavras do CEO da HP, Enrique Lores, e do presidente do conselho, Chip Bergh. Na nova carta, a tecnológica volta a indicar que "o potencial impacto da dívida excessiva" é um dos fatores que contribuiu para a decisão final, sendo que pode vir a desvalorizar o seu valor. O conselho da HP afirma também que a venda total da Fuji Xerox à Fujifilm, outrora uma joint venture entre a empresa japonesa e a Xerox, é outro dos fatores que a está a preocupar, uma vez que deixou uma “considerável vaga” sua na estratégia.

Enrique Lores é o novo CEO da HP
Enrique Lores é o novo CEO da HP
Ver artigo

Para já, a possibilidade de uma parceria entre as empresas não parece estar nos planos da HP. Embora indique que se mantém preparada para estudar o potencial valor de uma colaboração, esta declara que está “empenhada a servir os melhores interesses” dos seus acionistas, “não os da Xerox e dos seus sócios”.  “Não deixaremos que táticas agressivas ou ações hostis nos distraiam das nossas responsabilidades”, deixam assente Enrique Lores e Chip Bergh.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.