Foi hoje inaugurado em Lisboa o centro tecnológico que a Huawei tinha prometido abrir na capital portuguesa, para garantir suporte e assistência técnica aos projetos existentes e aos que estão em fase de desenvolvimento no mercado português.

O projeto, cuja inauguração tinha sido inicialmente agendada para até o final de 2011, é agora concretizado, como resultado de um investimento de 10 milhões de euros.

Porém "o investimento acumulado em Portugal é de 40 milhões de euros", desde que a empresa entrou no mercado nacional, em 2004, revelou o diretor da sucursal da fabricante em território nacional.

Pedro Ferreira, que falava durante a cerimónia de inauguração, adiantou ainda que o novo centro tem capacidade para recrutar 50 engenheiros, mas a contratação dependerá da forma como evoluírem as operações da tecnológica no nosso país.

Estes profissionais, altamente qualificados, serão recrutados à medida "das necessidades da empresa", afirmou, citado pela imprensa nacional.

"Este centro é um sólido investimento da empresa em Portugal", acrescentou o responsável pela Huawei em território nacional, que atualmente emprega cerca de 100 pessoas.

A empresa destacou ainda a forte cooperação com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o seu papel determinante na concretização do projeto, tendo assinado, antes da inauguração, um memorando de entendimento para uma parceria estratégica entre as duas entidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes