Embora ainda estejam numa fase inicial de implementação, tecnologias como inteligência artificial, Web3 e metaverso dão já sinais de que são os “ingredientes” chave da revolução tecnológica que está a acontecer e que está a impactar as empresas, realça Francisco Matos Chaves, diretor da Área Digital da Altice Portugal. 

Em entrevista ao SAPO TEK, durante o Portugal Digital Summit, o responsável detalha que estas tecnologias trazem novas oportunidades para uma maior personalização no relacionamento com os clientes, sendo esta uma área onde já existem vários projetos a decorrer no mundo do marketing digital. 

Veja a entrevista com Francisco Matos Chaves

Por um lado, as soluções de IA trazem capacidades de interpretação de linguagem natural, de conversação, de criação de peças de media sintéticas, seja em formato de texto, voz ou vídeo. Por outro, estas soluções “trazem também a possibilidade de as transportarmos para ambientes imersivos, tridimensionais que, no fundo, são os espaços do metaverso”, afirma. 

MEO avança pelo metaverso com experiência imersiva
MEO avança pelo metaverso com experiência imersiva
Ver artigo

A MEO é uma das marcas que está a fazer experiências no metaverso em Portugal. O espaço experimental abriu as portas ao público, entre clientes, empresas e parceiros, em novembro do ano passado. “Diria que caminhamos para um espaço complementar e não substituto do que, hoje, é a Internet como nós a conhecemos”, afirma o diretor da Área Digital da Altice Portugal. 

Para lá do acesso à “Internet 2D” nos computadores e nos smartphones, Francisco Matos Chaves acredita que é provável que, num futuro próximo, “vamos ter todos um dispositivo no bolso”, como uns óculos de realidade mista, “sempre que precisamos de aceder a determinado tipo de interações mais humanizadas”, seja entre pares, “mas também para aproximar as empresas e a forma como se relacionam com os clientes”.

Clique para ver imagens dos momentos principais do Portugal Digital Summit’23, registados pela equipa do SAPO TEK

O SAPO TEK acompanhou os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.