Denomina-se La Gaude RFID Testing & Solution Center e foi criado pela IBM, em França, como um novo laboratório para a investigação e teste na área da tecnologia de identificação de frequência rádio, ou Radio Frequency Identification (RFID).
Com funções semelhantes aos anteriormente inaugurados pela fabricante em Gaithersburg, nos Estados Unidos, e Kanagawa, no Japão, o novo centro, baseado em Nice, irá permitir que as empresas europeias testem a interoperabilidade de soluções RFID em ambientes reais, retirando "de forma rápida e com pouco risco" maiores benefícios da tecnologia, diz a IBM.
Entre os serviços oferecido no novo laboratório IBM incluem-se igualmente, a identificação, a avaliação e a integração de middleware e aplicações e de protótipos de soluções end to end.
A tecnologia RFID tem sido apontada como revolucionária da forma de fabrico, acompanhamento e compra e venda de produtos ao longo da cadeia de fornecimento, já que usa transmissores rádio de baixo consumo para ler dados guardados em etiquetas inteligentes embebidas com pequenos chips e antenas. As etiquetas, colocadas nas caixas dos produtos, possibilitam a comunicação com dispositivos portáteis de leitura que passam para um computador central, acedido pelos retalhistas e fornecedores, a indicação da existência, transferência ou falta de um produto em stock em determinado armazém ou loja.
De acordo com previsões recentes, citadas pela publicação online The Register, as fabricantes deverão gastar 3 mil milhões de dólares em tecnologia e serviços RFID em 2007, um valor bastante superior face aos níveis de despesa actuais, que rondam os 500 milhões.
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