A IBM apresentou hoje, 16 de setembro, as novas soluções IBM SmartCloud em modelo privados, público ou híbrido. A tecnológica destaca a flexibilidade e segurança das novas ferramentas, duas características que os clientes na área da cloud mais têm procurado.



Na opinião do Diretor de Global Technology Services da IBM, João Gonçalves, uma das melhores opções acaba por ser a SmartCloud híbrida – que combina o armazenamento dentro e fora da empresa -, mas tudo depende das necessidades de cada entidade, explica em comunicado. "Apesar de existirem muitos caminhos, acreditamos que o melhor modelo incluirá uma configuração híbrida, com a adoção de clouds privadas para aplicações de negócio mais críticas”, acrescenta o responsável.



A nova oferta integrada da empresa ajuda a dar destaque também ao centro de dados recentemente inaugurado em Lisboa. Num vídeo explicativo, a IBM refere por exemplo que os dados dos clientes têm direito a dois backups, um no próprio local e o segundo numa outra localização.



As novidades foram apresentadas durante uma conferência que juntou vários nomes da indústria esta manhã. Entre as figuras que marcaram presença no IBM Premier Cloud Summit 2014 esteve o secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro da Costa, que considera a computação na nuvem como uma mais-valia para a Administração Pública.



“A adoção de computação em nuvem está em fase de maturação para o setor púbico. A nuvem deve ser vista como o novo instrumento de uma prática essencial de utilização comum de infraestruturas tecnológicas no seio da administração pública”, disse o governante.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.