A área de TV tem um peso considerável na estratégia da Samsung, e embora não seja tão falada no SAPO TEK como os smartphones, foi este ano uma das estrelas da conferência na IFA 2019, tal como os eletrodomésticos que tornam a cozinha o "centro da casa" e que têm nos frigoríficos os "artistas" principais. Os smartphones fizeram uma pequena aparição, com direito a um novo modelo 5G que não vai chegar para já a Portugal, o Galaxy A90 5G, e o anúncio da venda do Galaxy Fold a partir de amanhã na Coreia.

Entre a vasta oferta de eletrodomésticos, ou home appliances, a empresa tem continuado a atualizar o Family Hub, que agora vai chegar a Portugal, como anunciou em palco o Dan Harvie, vice presidente da área de home appliances. A par de aspiradores, ferros a vapor e fogões, o anúncio parece ser a única notícia excitante para Portugal que sai desta conferência particularmente pouco inspirada.

O frigorifico que tem um ecrã onde podem ser partilhadas as mensagens da família, mas que permite também "espreitar" para dentro do conteúdo, vai estar à venda em mais um conjunto de países, onde se inclui Portugal, embora o valor não tenha sido divulgado. Mais pormenores serão revelados só no fim do mês, como confirmou fonte da empresa ao SAPO TEK.

Portugal vai estar também na "rota" de comercialização dos novos televisores 8K QLED de 55 polegadas que a empresa anunciou hoje, e dos modelos que se transformam em quadros com obras de arte de museus, na linha The Frame, com modelos de 43 e 55 polegadas e molduras personalizáveis.

O segmento de televisores foi um dos mais destacados na conferência de imprensa da Samsung na IFA, com a empresa a revelar um crescimento significativo de venda de QLED TV - são mais de 200% e mais de 11 mil TVs vendidas por dia, como partilhou Nathan Sheffield.

Os ecrãs são cada vez maiores e a tendência é de evitar que se transformem num "buraco negro" no meio das salas, por isso a Samsung tem apostado em transformar os ecrãs em quadros, ou em conseguir "escondê-los" e integrá-los na decoração, o que os dados mostram que é um dos desejos dos consumidores das novas gerações. A linha The Serif e The Frame são a resposta a esta tendência.

A ligação a outros dispositivos esteve também em destaque, sublinhando o responsável por esta área que a Samsung é o fabricante que tem maior integração, quer com a Apple nas Smart TV, mas agora também com a Alexa e a Google Assistant.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2019 e pode seguir todas as notícias que estão a ser reveladas na feira de eletrónica de consumo em Berlim.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação após a conferência de imprensa