A IFA, uma das maiores e mais antigas feiras de tecnologia europeias, volta este ano ao modelo tradicional. A edição prevista para 3 a 7 de setembro deverá decorrer presencialmente, num formato idêntico àquele que existia antes da pandemia. 

Para receber de volta quem visitar o certame na Messe Berlim este ano estão previstos dois novos eventos. A semana da fotografia de Berlim vai acompanhar a feira e juntar-se a ela. Há também uma conferência dedicada a mulheres na tecnologia, a Tech Up for Women. 

Recorde-se que em 2020, a IFA optou por um modelo híbrido, com a maior parte do evento a decorrer online e a versão presencial reservada a quem tivesse convite. 

Para o regresso a Berlim em 2021, a organização garante que já tem 80% dos expositores reservados, à espera de um evento que está a ser montado em coordenação com as autoridades de saúde e seguindo a normas, por estas ditadas. A organização garante que está a trabalhar com as autoridades de saúde num conceito “que possa garantir a segurança dos visitantes e expositores”.

“A IFA Berlim prepara-se para um regresso em grande escala”, refere o diretor executivo do evento Jens Heithecker, numa declaração. Na mesma nota, o responsável explica que “como sempre, manter visitantes e expositores seguros é a nossa principal prioridade”. Destaca ainda que os progressos no processo de vacinação dão confiança à organização para prever um regresso seguro em setembro, embora reconheça que, “não se espera que a IFA Berlim 2021 bata recordes” de audiência. 

Na última edição “normal”, em 2019, a IFA somou 238.700 visitantes, 1.930 parceiros da indústria e 5.360 jornalistas. Em 2020, edição onde o SAPO TeK foi o único meio português a marcar presença no evento, os números foram mais tímidos. 

Mobile World Congress: Visitantes são adicionados à lista de autorizados a entrar em Espanha
Mobile World Congress: Visitantes são adicionados à lista de autorizados a entrar em Espanha
Ver artigo

Durante os três dias do certame, a feira acolheu 150 expositores físicos, entre a IFA Global Press Conference, a IFA Business Lounges e a SHIFT Mobility meets IFA NEXT. Estiveram presentes mais de 6.100 pessoas e 1.300 expositores online, onde a IFA recebeu mais de 78 mil registos de participantes, com 260 mil visualizações.

Na calha para voltar à versão presencial estão outros eventos de grande dimensão, como o Mobile World Congress, que mantém planos para regressar a Barcelona no final de junho, embora já com algumas baixas de peso confirmadas. Nomes como a Sony, a Nokia ou a Ericsson já anunciaram que não vão estar presentes. 

No arranque do ano, decorreu a CES, em versão totalmente online, e a E3 também vai manter esse modelo, tal como os eventos anuais de algumas marcas de referência da tecnologia, como a Apple.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.