
A InnoWave revelou a estratégia NEXT, que tem como objetivo acelerar a adoção de inteligência artificial para reforçar competências internas, otimizar processos e fomentar um ecossistema de inovação. A empresa vai integrar a IA em toda a oferta de serviços, um plano que prevê o investimento de 1 milhão de euros, com o objetivo de alcançar uma faturação de 50 milhões de euros, até 2028.
A empresa diz que a abordagem para integrar a IA será estruturada por seis pilares: talento, ecossistema, valor para o cliente, excelência operacional, governança e comunicação. A tecnologia será integrada de forma transversal em todas as áreas de negócio. E já se reflete no desenvolvimento interno de talento e soluções baseadas em IA, como na colaboração ativa com os seus clientes, o seu próprio ecossistema de startups e parceiros tecnológicos.
“Nos últimos dois anos, a indústria de tecnologia passou por disrupções significativas que impactaram diretamente o nosso negócio. Já estávamos a investir em iniciativas de IA há algum tempo, mas o aparecimento da IA Generativa acelerou esta transformação”, refere Tiago Gonçalves, CEO da InnoWave, em comunicado de imprensa. Acrescenta que há um ano a empresa começou a avaliar o impacto dessa revolução, percebendo a necessidade de uma mudança estrutural do seu modelo de negócio.
A organização pretende ser mais ágil, eficiente e preparada para um crescimento sustentável através de AI para aumentar a produtividade dos seus colaboradores, na ajuda das tarefas da equipa, desde a ideação, gestão de projeto, análise, arquitetura, desenvolvimento SW e testes. “Este investimento é fundamental para reforçar a nossa liderança e gerar ainda mais valor para clientes e parceiros”, disse Tiago Gonçalves.
No ano passado, a InnoWave registou 22 milhões de euros em faturação, dos quais 60% fora de Portugal, nas áreas das telecomunicações, serviços financeiros e energia, crescendo sobretudo nos Estados Unidos. A empresa tem uma equipa de gestão estabelecida no outro lado do Atlântico e espera que em 2025 seja responsável por 27% da receita total da empresa.
Os seus colaboradores estão a ser treinados, através de programas de formação interna e parcerias estratégicas, para que tenham competências necessárias para usar e integrar a IA nas suas operações diárias. “A inovação tecnológica não se limita só ao acesso à tecnologia, mas sim também à capacidade de atrair e desenvolver talento altamente qualificado. O verdadeiro sucesso está em ter as pessoas certas, com a formação certa para resolver os problemas dos clientes”, refere o CEO da empresa.
A plataforma de agentes AgenWave faz parte dessa estratégia NEXT, para otimizar todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde à análise de requisitos, arquitetura, desenvolvimento e testes. A ferramenta foi criada para dar apoio às equipas internas, para assegurar uma maior qualidade, segurança e rapidez na entrega de soluções aos seus clientes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários