Estão abertas as candidaturas para o concurso de atribuição de bolsas de doutoramento para o ano letivo de 2013/2014 abrangidas pelo programa Carnegie Mellon Portugal (CMP). Os estudantes bolseiros ficam com a oportunidade de seguir os estudos em duas universidades ao mesmo tempo.

O doutoramento através do programa CMP é de grau dual, o que significa que o estudante tanto recebe o diploma da instituição portuguesa onde está inscrito como recebe um segundo da Carnegie Mellon University.

O programa CMP engloba nove universidades portuguesa, entre elas a de Aveiro, a Católica Portuguesa, a de Coimbra, a da Madeira, a do Minho, a Nova de Lisboa, a de Lisboa, a do Porto e a Técnica de Lisboa. Existem ainda quatro laboratórios de investigação associados.

Segundo o comunicado de imprensa as bolsas de doutoramento abrangidas pelo programa CMU dizem respeito às áreas de Engenharia Informática/Informática, Ciência de Computadores, Robótica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Interação Humano-Máquina, Tecnologias da Língua Falada, Matemática Aplicada, Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, e Engenharia e Políticas Públicas.

Financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), o programa Carnegie Mellon Portugal quer desenvolver a investigação feita por estudantes portugueses em áreas relacionadas com as TIC. Recentemente o acordo entre o governo português e a universidade norte-americana foi estendido por mais cinco anos, estando garantido o programa até 2017.

Em setembro o TeK deu conta de dois projetos relacionados com o processamento da fala, que fazem parte do programa CMP. A nota de imprensa refere ainda que o programa já foi responsável pela criação de sete start ups em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha