Mais uma multa aplicada ao Facebook relativo ao caso Cambridge Analytica. Desta vez foi a Itália a aplicar a coima à rede social, no valor de 1,1 milhões de dólares. Segundo avança o Tech Crunch, a multa centra-se em irregularidades anteriores à entrada em vigor das novas regras de proteção de dados e sob o antigo regime italiano utilizado para proteger a privacidade dos utilizadores.

Este valor foi calculado com base na exposição de 57 utilizadores italianos do Facebook, que fizeram o download da aplicação do quiz This is Your Digital Life, que serviu de veículo para a exploração de dados privados. Além disso, foram afetados outros 214.077 perfis italianos devido às autorizações para lidar com a informação dos amigos dos utilizadores afetados.

Segundo o comunicado, o valor teve em consideração o tamanho da base de dados, a situação económica do Facebook e o número global de utilizadores da rede social. E esta não é a primeira multa que a Itália aplica à empresa de Mark Zuckerberg pelo caso Cambridge Analytica. No ano passado, o Facebook teve de pagar 10 milhões de euros por venda de dados dos utilizadores, sem os informar corretamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.