A Klarna registou um forte crescimento” em toda a Europa no segundo trimestre deste ano, assinalando um aumento de 14% no Gross Merchandise Volume (GMV), face a idêntico período de 2022.

A fintech diz ter acumulado 100 milhões de utilizadores no continente europeu, tornando-se parceira de mais de 470.000 comerciantes, com novos acordos multi-mercado recentes, incluindo a TIER, MandMDirect e Deichmann, refere num comunicado enviado às redações.

Especificamente em Portugal, o crescimento do GMV - o valor dos bens vendidos através da Klarna - disparou 318%, com mais de 400 mil utilizadores da plataforma e 2.000 comerciantes parceiros.

“É fantástico observar este elevado crescimento sustentado em toda a Europa, com o GMV a subir 14% na região. Enquanto outros players menores reduzem o seu compromisso ou deixam a região por completo, nós estamos a reforçar, fortalecendo ainda mais a nossa posição na Europa, assim como nos EUA”, afirma Sebastian Siemiatkowski, CEO da Klarna, citado na nota à imprensa.

Mais conhecida pelos seus produtos “Buy Now Pay Later”, a opção de débito instantâneo “Pay Now” foi lançada em todos os mercados europeus, representando cerca de um terço de todas as transações, acrescenta a empresa.

A Klarna foca-se no tema do financiamento para compras online ou em loja. O serviço está integrado com numa app que permite gerir toda a relação entre o cliente, a empresa e os seus parceiros. A partir daí, os clientes podem ver os planos de pagamentos disponíveis, acompanhar pedidos, ter acesso a ofertas de parceiros, ou explorar as respetivas lojas sem terem de descarregar cada uma das apps.

Clique na imagens para mais detalhe

De acordo com declarações recentes da empresa ao SAPO TeK, o serviço mais popular da Klarna é o Pay in 3, para pagar compras em três prestações fixas, “sem juros ou taxas associadas”, quando o pagamento é feito dentro do prazo previsto.

O smartphone já é o seu banco? Que serviços pode usar nas apps das fintechs e que vantagens oferecem?
O smartphone já é o seu banco? Que serviços pode usar nas apps das fintechs e que vantagens oferecem?
Ver artigo

Pode ser usado para compras online, ou físicas (Pay In Store), uma opção que passou a existir para responder à vontade crescente dos retalhistas em assegurar uma experiência idêntica nos diferentes canais onde estão presentes, refere a empresa.

Em Portugal, a Klarna tem já 2.000 marcas parceiras, que disponibilizam as opções de pagamento facilitadas pela empresa. Alguns exemplos: Ticketline, bol.pt, Uniplaces, Gato Preto, Samsung, Xiaomi Store, About You, Parfois, entre outras. Os utilizadores dos serviços ultrapassam os 400.000 e o plano é chegar a um milhão até 2024.

A app Klarna é alimentada por um mecanismo de IA de recomendação de produtos, sublinha a empresa no comunicado onde anuncia s resultados trimestrais. O feed é atualizado em tempo real com um conjunto de produtos e promoções e “torna-se cada vez mais personalizado à medida que aprende mais sobre as preferências do utilizador”.

A Klarna explica que se trata de uma adição em resultado da recente colaboração com a OpenAI para oferecer recomendações de produtos com curadoria para utilizadores que solicitam conselhos e inspiração de compras ao ChatGPT através do seu plug-in.