Na recta final de um processo que opunha a Kodak e a Sun há mais de dois anos, as duas empresas chegaram a acordo evitando um desfecho para a disputa. A Kodak acusava a Sun de, através da sua linguagem de programação Java, infringir uma patente por si detida que não foi desenvolvida pela empresa mas passou para a sua posse com a aquisição da Wang Laboratories, em 1997.



O acordo surge já depois de ser conhecida a decisão do juiz federal presente no julgamento que dava razão à Kodak considerando existir fundamento nas suas acusações.



Nenhuma das duas empresas comentou o acordo ou revelou detalhes do montante pago para evitar o resultado da justiça que caso atendesse ao pedido da Kodak condenaria a Sun a pagar mil milhões de dólares por danos à Kodak, valor calculado com base nos lucros da Sun obtidos através da venda de servidores e equipamento de storage entre 1998 e 2001.



A linguagem Java permite que permite que o software corra numa variedade de plataformas computacionais, independentemente do sistema operativo utilizado.



A patente da Kodak descreve o método através do qual um programa pode pedir ajuda a uma outra aplicação para desencadear determinadas funções, mecanismo semelhante à forma como o Java funciona, explica a Associated Press com base nos argumentos da Kodak.



Notícias Relacionadas:

2001-03-07 - Kodak defende patentes