São 25 os parceiros portugueses que estão a desenvolver software para Windows Vista e Office 2007, num total de mais de 100 aplicações que vão estar no mercado pouco tempo depois do lançamento oficial das novas soluções da Microsoft. Carlos Lacerda, Director de Operações e Marketing da Microsoft Portugal, garante que este lançamento é o que está a mobilizar o maior número de parceiros de sempre, também ao nível do hardware.

À margem de uma sessão especial realizada hoje para explicar as novidades do Windows Vista e do Office 2007, o director de operações e marketing da Microsoft Portugal afirmou que a empresa investiu mais de dois milhões de euros em formação de parceiros para as novas soluções, e que Portugal foi número um na região da Europa ocidental nesta área, ultrapassando países de maior dimensão.

"Tínhamos mais parceiros certificados em Portugal do que qualquer um dos outros 12 países que fazem parte da nossa região", explica Carlos Lacerda.

Considerando que a adesão das empresas tem sido surpreendente, com várias companhias a implementarem já o Windows Vista e Office 2007 em produção, Carlos Lacerda diz que os parceiros portugueses reagiram muito bem ao desafio que a subsidiária local da Microsoft lançou há uns meses atrás.

Para já existem 25 empresas a desenvolver aplicações para Windows Vista e algumas começam mesmo a ser exportadas, nomeadamente soluções na área do turismo e do imobiliário onde as novas potencialidades gráficas do novo sistema podem ser exploradas.

Máquinas com Windows Vista já no lançamento do sistema operativo

A adesão dos parceiros nacionais revela-se também nos computadores que vão estar à venda já a partir de dia 30 de Janeiro com o novo sistema operativo. Para além dos grandes fabricantes internacionais, como a Toshiba, Fujitsu Siemens, LG e HP que colocam já equipamentos à venda, com o sistema em inglês e proximamente em português, os integradores nacionais mobilizaram-se também para este lançamento.

Carlos Lacerda mostrou hoje notebooks da Inclass e da JP Sá Couto, mas também a Modelo Continente vai ter computadores pessoais da marca HighScreen à venda com Vista logo no lançamento do sistema operativo, tal como a Chip 7 que comercializará o Infinity V777 com Vista Ultimate.

Fátima Caçador

Notícias Relacionadas:

2007-01-24 - Microsoft aposta nas versões Vista Home Premium e Ultimate para o mercado nacional
2007-01-15 - RTM do Vista em português distribuído esta semana
2007-01-09 - Microsoft prepara pacote de extras do Vista Ultimate para fotografia digital

2006-11-30 - Vista em português só chega aos clientes empresariais da Microsoft em Março